O Cabo Espichel é um cabo situado na costa ocidental da Península Ibérica, em Portugal, fazendo o prolongamento da serra da Arrábida, a ocidente da vila de Sesimbra, distrito de Setúbal. É banhado a oeste e a sul pelo oceano Atlântico.
Google maps: link
As traseiras:
Das várias narrativas que li sobre a lenda deste local, elas são comuns no que diz respeito a dois grandes momentos:
no local, por volta do ano de 1215, reinado de el-rei D. Afonso II, uma embarcação, de um mercador Inglês, é colhida numa tempestade. Não restando grande margem para lutar contra a força do mar, aos marinheiros apenas restou rezar, junto de um padre que também seguia abordo. Este, trazia consigo uma imagem de nossa senhora, a qual serviu de contemplação para todos. Após um longo periodo, sentiram um "clarão" e imadiatamente a tempestade tinha passado e toda a tripulação se encontrava em terra firme. Já no cimo da arriba, encontram a imagem, entretanto perdida, já abrigada por numa pequena cabana - UM MILAGRE da Nossa Senhora do Cabo.
O culto à Nossa Senhora do Cabo, remonta a 1410, quando dois velhos (um velho de Alcabideche e uma velha da Caparica) teriam tido uma visão de Nossa Senhora a surgir do Mar numa mula
Já no reinado de D. Pedro II, em 1701, começa a ser construido o santuário.
Devido à grande afluência de peregrinos, começa-se a construir hospedarias com sobrados e lojas também conhecidas pelas casas dos círios (1715) dispostos de cada lado da igreja.
Nas traseiras da Igreja fica a Ermida da Memória construida (antes da igreja - sec. xv) para proteção da imagem de nossa Senhora do Cabo:
A poucos metros de distância, podemos encontrar o Farol - construção em 1790.
Foi uma das primeiras iniciativas em iluminar as costas portuguesas, conhecidas até à segunda metade do séc. XVIII como `costas negras` pelos navegadores ingleses.
Panorãmica do Farol para o Santuário: