O Mercado Medieval de Óbidos é um evento de recriação histórica que transforma a Vila de Óbidos num burgo da idade média.
Acontece em finais de Julho, e esta transformação coloca a vila bem ao estila duma época que me fascina.
A minha primeira visita acontece em 2012. Voltei outras duas. Umas horas bem passadas.
Para descobrir um pouco da história desta vila, tive uma "conversas" com o srº Google, e fiquei saber algumas coisa:
"Em 11 de Janeiro 1148, o primeiro rei, D. Afonso Henriques, apoiado por Gonçalo Mendes da Maia, tomou Óbidos aos árabes, após o cerco de Novembro anterior. O Cruzeiro da Memória é um singelo monumento da época, mais tarde restaurado. Óbidos pertenceu ao pentágono defensivo (dos cinco castelos), do centro do reino, idealizado pelos Templários.
Com a oferta de Óbidos como prenda de casamento de D. Dinis a sua esposa D. Isabel, a Vila ficou pertença da Casa das Rainhas, só extinta em 1834, e por aqui passaram a maioria das rainhas de Portugal, deixando grandes benefícios. D. Catarina manda construir o aqueduto e chafarizes. A reforma administrativa de D. Manuel I dá a Óbidos em 1513 novo Foral, sendo esta época muito intensa em requalificações urbanas.
O terramoto de 1755 fez sentir-se com intensidade na Vila, derrubando partes da muralha, bem como alguns templos e edifícios, tendo ainda alterado alguns aspectos do traçado e do casco árabe e medieval. Também Óbidos foi palco das lutas da Guerra Peninsular, tendo aqui sido a grande batalha da Roliça, que no tempo pertencia ao “termo” de Óbidos.
Mais recentemente a Vila foi palco da reunião preparatória da Revolta do 25 de Abril, ficando assim ligada ao corajoso e heróico movimento dos capitães."
fonte: obidos.pt
Em 2013, logo à entrada, existia uma exposição de alguns animais:
De seguida, deparamonos logo com aquilo que ocupa 80% do espaço: comes e bebes... tudo como manda etiqueta no tempo Medieval - talheres? o que é isso?, com as mãozinhas s.f.f.
Muita diversão entretenimento preenche todo o espaço entre muralhas
Já no final do dia, intensificam-se os "concertos" pelos grupos em e por vários palcos improvisados
Em várias sessões diárias, existe, o que não poderia faltar, o combate pela Onra e pelo Bom Nome, levado a cabo por Cavaleiros do Reino de Castela e o Reino de Portugal...