"No lugar dos palácios desertos e em ruínas
Á beira do mar,
Leiamos, sorrindo, os segredos das sinas
De quem sabe amar.
Qualquer que ele seja, o destino daqueles
Que. o amor levou
Para a sombra, ou na luz se fez a sombra deles,
Qualquer fosse o vôo.
Por certo eles foram mais reais e felizes"
Fernando Pessoa (Álvaro de Campos)
Eilean Donan Castle - Escócia
Google Maps: link
O Castelo de Eilean Donan (em gaélico escocês, Eilean Donnáin) foi construído numa pequena ilha em Loch Duich, a oeste das Terras Altas escocesas, com uma ponte de ligação àmargem. Situa-se a cerca de 700m da vila de Dornie. A ilha de Eilean Donan (que significa ilha de Donan) foi nomeada em homenagem a Donan de Eigg, um mártir celta da Alta Idade Média.
O castelo original foi construído no início do século XIII, como uma defesa contra vikings. Ainda no século XIII, tornou-se uma fortaleza do clã Mackenzie de Kintail (posteriormente, condes de Seaforth). Em 1511, o clã Macrae, como protetores dos Mackenzies, herdou o castelo.
Circundado por 3 Lagos: Alsh; Long e Duich
Em 1539, Iain Dubh Matheson, chefe do clã Matheson, morreu na defesa do castelo contra o clã MacDonald of Sleat, em aliança aos Macraes e aos Mackenzies.
Em abril de 1719, o castelo foi ocupado por tropas espanholas que tentavam iniciar uma nova revolta jacobita. O castelo foi, todavia, recapturado e então demolido por três fragatas da real marinha, em maio de 1719. As tropas espanholas foram derrotadas um mês depois, na batalha de Glen Shiel.
O castelo foi restaurado entre 1919 e 1932, pelo tenente-coronel John Macrae-Gilstrap. A restauração incluiu a construção de uma ponte arcada a fim de oferecer um acesso mais fácil à ilha. Em 1983, a Conchra Charitable Trust foi fundada pela família de Macrae para cuidar do castelo
Uma curiosidade é que Eilean Donan possui uma das duas únicas escadas em espiral para canhotos situadas em castelos na Grã-Bretanha, visto que o rei do tempo da construção do castelo era canhoto. Outras curiosidade são um canhão cinza da Grande Guerra, situado fora da construção, e um memorial aos Macraes mortos durante esse confronto.
Atualmente, Eilean Donan é o lar do clã Macrae. Em 2001, a ilha tinha uma população de apenas uma pessoa